Matriz elétrica brasileira atinge 200 GW
Capacidade operacional da fonte cresceu mais de quatro vezes nos últimos três anos, de acordo com a ANEEL
O Brasil acaba de alcançar mais de 40 gigawatts (GW) de energia solar instalada, entre usinas grandes e sistemas próprios, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Geração distribuída
Atualmente, temos 27,45 GW de geração distribuída (GD) e 12,57 GW em grandes usinas solares. Nos últimos três anos, a capacidade solar cresceu mais de quatro vezes, saindo de menos de 10 GW em março de 2021.
Na geração distribuída (GD), temos mais de 2,4 milhões de sistemas solares, economizando para 3,5 milhões de consumidores. Mais de 99% dos municípios (5.547 cidades) já têm pelo menos um sistema de energia solar.
Nas grandes usinas, temos 12,57 GW em operação e mais 144,7 GW planejados. Dessas, 6,84 GW estão em construção, e 125,2 GW estão nos planos.
Grandes Usinas
Grandes usinas solares operam em 26 estados brasileiros, destacando-se em Minas Gerais e na maioria dos estados nordestinos.
Em 2023, a energia solar atraiu mais de R$ 59,6 bilhões em investimentos, crescendo 49% em relação a 2022, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Projeções indicam que ultrapassaremos 45 GW até o final de 2024, com mais de 2 GW adicionados apenas nos dois primeiros meses deste ano.
Todo o conteúdo do Blog da INBRAX é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: comercial@inbrax.net.br